PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

sábado, 4 de novembro de 2017

FORMATURA PARA CEGO VER


A foto contem um arranjo de rosas e amarilis sobre a mesa coberta de toalha cinza. Ao lado das flores, os canudos aveludados empilhados.


Foi numa tardinha de forte calor piracicabano. Naquela fazenda de verde exuberante, sob a qual a cidade gira, a cerimônia acontecia no gramado do jardim como manda a tradição. As tendas brancas já armadas estavam prontas para receber os convidados. Sob o piso, uma proteção de madeira foi disposta em toda a extensão das tendas, de modo que não danificasse a grama. 

Do enorme saguão que recebia as famílias e parentes, podia se avistar de frente os dois palanques em escadaria, reservados aos formandos, como que em suspenso. Ambos separados por um hall da pracinha florida, em cujo centro as bandeiras estavam hasteadas e dali seriam entronizados à cerimônia, em fileiras e pela ordem o reitor, o prefeito do campus, os professores e finalmente os formandos. Sobre a base dos palanques, uma comprida mesa ornamentada pelos arranjos floridos, bem como dos inúmeros e negros canudos aveludados, então dispostos em quase toda sua extensão.

Bem à frente da mesa de cerimônias foi providenciado um largo espaço para acomodar os professores da instituição ali presentes e, sob as costas destes, a perder de vista, a grande galeria então reservada às famílias e seus convidados. Tudo planejado e organizado de modo a preservar e perpetuar um evento que segue fielmente a tradição da instituição, na guarda com galhardia de seus valores, sem, contudo retê-los a si.

Dezenove horas em ponto e a orquestra sinfônica postada na lateral direita daquela multidão de convidados, saudou a entrada do cortejo universitário, dando início à colação da 110ª turma de Engenheirandos Agrônomos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”, ou ESALQ como é comumente chamada.

Sob os últimos raios do sol ainda, uma procissão de fileiras foi surgindo e aquele desfile de becas negras distinguia os mestres dos formandos pela cor das faixas presas à cintura e as muitas cabeleiras alvas de anos de magistério.

Mas o que é isto? Uma ata de reunião?

Um relato detalhado?

Confesso que comecei este post pensando em como transmitir em detalhes o que estes olhos viram e se maravilharam numa formatura, de modo que pessoas com deficiência visual possam participar dos cenários vistos. Resolvi escrever o pequeno início do post como em “vídeo-descrição”, quando na verdade o processo chama-se Audiodescrição, ou seja, que Consiste num narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está a acontecer no ecrã durante as pausas naturais do áudio e por vezes durante diálogos, quando considerado necessário. (Fonte:Wikipédia).

Audiodescrição é uma tecnologia a favor dos deficientes visuais que vem sendo aplicada gradativamente, mas que vem crescendo de modo a inteirá-los dos acontecimentos e favorecer a inclusão.

Não possuo habilidades para ser uma audiodescritora uma vez que a falta de audição me impede para tal. Mas posso transmitir aqui, como se narrasse uma fotografia: seu enredo, as posturas dos personagens, os sinais, as cores, etc.

Pena que a narrativa termine aqui. O que se seguiu ficou mais por conta do efeito "em áudio", a mim restrito. Não conseguindo captar 100% das falas, restou-me o usual: perguntar.

Naquela cerimônia não havia profissional de Libras para transmitir o evento, então tratei de arranjar um assento nas primeiras fileiras que estavam reservadas aos idosos (ponto a favor) e sentei-me bem de frente para o telão, donde era possível ler, mesmo que precariamente, os lábios do mestre-de-cerimônias (ele que tinha um bigode bem vistoso, grande entrave para a leitura). A chuva, porém, prejudicou a iluminação naquele ponto e só restou as perguntas bem como as informações que vinham espontâneas. Mas nada que tirasse a emoção num evento daqueles.

Em tempo, elaborei uma petição a ser encaminhada ao prefeito daquele campus com ideias e sugestões para melhor participação de pessoas com deficiência nas próximas festividades da instituição.


(Este post foi editado originalmente em janeiro de 2014, ocasião da referida formatura)



Pela Inclusão e pela Vida. 








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