PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

UM DOWN QUE É UP




Extrovertido, amoroso, alegre e inteligente foram as habilidades que observei num garoto Down, durante a celebração da Missa com crianças na Paróquia, pela manhã.

Tão extrovertido que nem se intimidava com os olhares que se voltavam para ele, tão envolvido e participativo que estava na celebração: levantava as mãozinhas para perguntar como as demais crianças; sentou-se junto delas; recolheu as ofertas na caixa de coleta por ocasião do ofertório; entrou para a fila dos que falariam ao microfone o seu agradecimento do dia, mesmo que ninguém entendesse nada do que ele dissera, mas que cativou muitos corações emocionados com sua desenvoltura...

É, a inclusão vem fazendo uma revolução, mesmo que silenciosa, mas vem! Nas famílias, nas escolas e na igreja também. Isto quando acolhidos, inseridos e convidados - pelo celebrante, pelas catequistas e a comunidade - a participar como os demais, respeitadas suas habilidades e peculiaridades.

Realmente aquele Donw é Up!!!




Pela Inclusão e pela Vida.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário