PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

sábado, 26 de maio de 2018

O REVERENDO E O SURFISTA




Na semana que se passou, dois eventos contribuíram para a elaboração deste post. Eventos completamente distintos, sem nenhum elo que os ligasse, a não ser por uma sutil diferença: a quebra de paradigmas.

MICHAEL CURRY é o Reverendo da Igreja Episcopal dos EUA ( seu primeiro bispo negro) e convidado a celebrar a homilia do casamento do Príncipe Harry com Meghan, na Inglaterra.

Rodrigo Koxa é um surfista brasileiro, que se encontrava em terras portuguesas, mais precisamente em Nazaré, palco das ondas gigantes.

O primeiro, quebrou vários protocolos com sua exortação calorosa, apaixonada e por demais gesticulada, ante a sobriedade tradicional inglesa. Pregou o amor por excelência, não apenas o de casal, mas família, vizinhos, comunidade, indo além e abordando a realidade atual do mundo, doenças, cor da pele, fome e guerras... Em suma, falou daquele amor que Jesus pregou, viveu e demonstrou: amor de Deus pela humanidade que precisa ser vivido, praticado tão urgentemente em nossos dias. Evocou ainda, Martin L. King: "Precisamos descobrir o poder do amor."

O segundo, Rodrigo, num cenário de ondas assustadoras e revoltas, superou-se, ao deslizar pelo paredão salgado dos 24 metros de altura - novo recorde mundial. Surpreende de se ver um esporte que desafia as forças da natureza, do senhorio dos mares, com técnicas, treinos e pura arte, ademais intuição.

Entre o Reverendo e o Surfista, podemos aprender quão largo é o horizonte que está sempre diante de nós, nos desafiando na superação de pensamentos e ideias, de conceitos e ações repetitivas, e que convida à abertura ao novo, de modo a transformar o meio em que vivemos em sinais de esperança e renovação, alegria e determinação.


Pela Inclusão e pela Vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário