PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

quinta-feira, 2 de abril de 2020

AUTISMO EM CRESCIMENTO




DOIS de Abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

A data foi criada em 2007, pela ONU, no intuito de disseminar campanhas de esclarecimento e informações a respeito do Transtorno do Especto do Autismo (TEA), e ainda, ações de combate ao estigma e atitudes preconceituosas.

Entende-se por Autismo o transtorno que compromete habilidades de comunicação e interação na sociedade, bem como a realização de movimentos e comportamentos repetitivos.

O Autismo não tem causa conhecida. Também não há cura.

Afeta 20 pessoas a cada 10.000 nascimentos. Atinge mais comumente o sexo masculino.

Os primeiros sintomas são percebidos nos dois primeiros anos de vida: dificuldade de relacionamento com outras crianças e pessoas; dificuldade de aprendizado na fase escolar; isolamento; dificuldades na fala, entre outros.

Minimizar os efeitos do Autismo significa investir precocemente quando da descoberta dos primeiros sinais do TEA, através da estimulação do desenvolvimento da criança por meio da fonoaudiologia, terapia ocupacional, interação social e outras que contribuam pela inserção gradativa da criança ao meio, como fator de convivência plena que promova a inclusão desta, de sua família e do meio social.

Pela Inclusão e pela Vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário