PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

quarta-feira, 3 de junho de 2020

PLÁSTICO, ESSE VILÃO





Tinha acabado de sair da farmácia. Atravessei a rua com destino ao ponto de ônibus. Ali, o banco de aço disposto e vazio, seria um alívio para breve descanso  aos pés e pernas naquela tarde, cujo dia foi de uma intensa jornada entre idas e vindas. Assentei-me. Mas aquilo não durou mais do que alguns segundos tão logo percebi a quantidade de lixo acumulado embaixo dele. Bem ao lado a lixeira, também de aço, abarrotada de lixo, na maioria plástico.

A indignação querendo se apoderar, fez-me levantar e partir dali. Esquecendo até mesmo o cansaço, resolvi voltar para casa a pé. Isso fez com que a caminhada provocasse uma reflexão de a quantas anda minha cidade atualmente: cada dia mais suja!

De quem é a culpa? Do prefeito? Das autoridades? Do povo?

Antes de ficar apontando culpados, digo que não existe uma sintonia entre todos, melhor, a lição não vem sendo feita pelo conjunto e daí as consequências. A falta de responsabilidade das partes é que vem gerando o prejuízo ao todo!

É muito triste, senão revoltante, as notícias de que a poluição de material plástico está chegando a níveis alarmantes. Vemos isso a todo instante e por toda parte. Alguma coisa tem que ser feita de concreto, por todos e em larga escala, como uma medida de choque. Não dá para fingir e nem tapar o sol com a peneira.

Que dizer, por exemplo, da Grande Mancha de Lixo do Pacífico que já se estima hoje ter cerca de 80 toneladas de plástico espalhados em 1,6 milhão de km quadrados em pleno oceano? É aterrador!

E tem pessoas tão descaradas que passam pela nossa frente mastigando um biscoito, uma bala, um chiclete sem ao menos se envergonhar de jogar a embalagem na via, à nossa vista. Total falta de respeito, ética e consciência ambiental...

Fica compreensível então que o plástico de uma simples bala jogado na rua, por pequeno que seja, logo será um volume acumulado e varrido para as bocas de lobo, que por sua vez se ajuntarão a outros detritos e correrão com a força da chuva para os rios e daí para o oceano, matando peixes, aves e animais marinhos; poluindo a água e contaminando o ser humano.

Somente atitudes conscientes e responsáveis no conjunto podem alterar esse panorama:

REDUZIR - REUTILIZAR –RECICLAR

Vamos repensar nossas ideias e posturas, para depois aderirmos com uma ação eficaz em favor do ambiente, da qualidade de vida para todos. Somos todos responsáveis por esta Casa!!!
O planeta agradece.

(Post de junho/2019)



Pela Inclusão e pela Vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário