PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Criança também!



“Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados.” “Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem.”Rubem Alves, A Pedagogia do Olhar


Criança também cola grau!


Ele mora numa chácara, entre o verde, as árvores e os bichos. Tem uma cadela e duas gatas. Tem também dois sapos, o maior é muito guloso e o menor, muito tímido. Ambos aparecem quase todas as noites para jantar os insetos sob a luz. Ele sabe que não se pode matar os sapos, esses grandes controladores ecológicos.

Certa vez joguei um vagalume ao sapo maior para tentar decifrar sua língua comprida, mas foi tão rápido que nem deu tempo. E ele chorou porque não se deve dar vagalumes aos sapos. Os vagalumes são para acender a luzinha na noite e por isso tem que viver...

Quando ganhou a primeira caixa de lápis de cor, tratou logo de buscar papel e nele soltar a imaginação. O primeiro lápis que apanhou foi o verde. Foi aí que descobri sua cor favorita. Ele ama muito o verde. Legumes, vegetais e frutas tem a preferência.

Quando foi à escola pela primeira vez, custou muito a se soltar. Tinha medo de palhaço e também de papai noel. Adorava a cozinha da escola, seu lugar predileto, onde sempre repetia o prato. Quando passou a levar lanche de casa, todos comentavam sua lancheira inusitada: nada de biscoito, pão ou iogurte. Pepino descascado, cenoura, tomate e frutas eram alguns dos ingredientes favoritos. Com quem dividir esse lanchinho?

Pintura, recorte e colagem e desenhar animais estavam entre suas prioridades. Depois vieram as letras, a descoberta do casamento das vogais e consoantes, os algarismos. As aulas de botânica com famoso plantio do feijão. As noções de sociabilidade, de higiene. Passou a ter um novo olhar como também a ficar preocupado com o aumento não só das novidades, como também das dificuldades, do desafio que é a escola.

Criança também cola grau, como disse uma amiga que trabalha quase que exclusivamente com colações de grau. E o que é colar grau senão superar uma etapa para adentrar novas? Novos rumos, novos cenários que vão descortinando no horizonte as descobertas e as surpresas da vida que, acolhidas e trabalhadas, transformam-se em sabedoria e fonte de crescimento.

Meu pequeno Nicolas, que o Menino Jesus te abençoe hoje e em todos os dias de tua vida e te ilumine com a sabedoria que te faz ser uma criança amorosa, sensível e muito amada.



Pela Inclusão e pela Vida.





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