PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

3 DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DAS PCD



Data estabelecida pelo ONU em 1998, para marcar um dia de debates, reflexões e também ações que dizem respeito à esfera das pessoas com deficiência – PCD.

Falando de Brasil, neste sentido temos um crescimento maior hoje a respeito de informações, bem como uma legislação avançada quando se trata de acessibilidade e inclusão. A prática, porém, vem vindo lá atrás ainda, a passos lentos.

Somos 12 milhões de brasileiros com alguma deficiência, 6,7% da população! O maior entrave que dificulta a inclusão está no não cumprimento integral das políticas publicas que contemplam maior autonomia às PCD.

Então a luta continua: a pauta de lutas e mobilização, sensibilização e trocas de informação acerca do tema quanto à educação, saúde, reabilitação, lei de cotas, mercado de trabalho, enfim o enfrentamento de barreiras e limitações nos espaços públicos e privados; nos meios de comunicação; nas relações entre as pessoas, colegas de escola, universidade, de trabalho, de igreja e comunidade, associações procurando desmistificar a imagem preconceituosa que ronda essas relações, pelo bulyng e tudo o que não promove e iguala a pessoa e seu direito.

 “Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.”
Boaventura de Souza Santos 


Inclusão sempre e pela vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário