PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

domingo, 27 de setembro de 2020

DESCOMUNICAÇÃO





Pedir uma pizza, desbloquear cartão de crédito, marcar uma consulta. Tudo pelo telefone! Simples né?

Nem um pouco simples para quem tem surdez ou deficiência auditiva! E bota dificuldade nesse jogo de gato e rato!!!

Uma pizza se consegue também por meio de aplicativos, com tantos deles por aí. As consultas médicas, na maioria das vezes precisamos da ajuda de alguém para que faça a ligação e a marcação por nós, como tem sido na rede pública e na maioria dos convenios médicos. Quanto ao desbloqueio de cartão de crédito, esse é sem dúvida, o cúmulo da dificuldade. Que o digam os surdos que se utilizam deles.

Tem gente que não acredita, mas é a pura realidade na vida das pessoas com surdez quando, ao receber o cartão via correio e ter que desbloquear o mesmo pela central de atendimento. Somos vítimas da falta de acessibilidade para pessoas que não escutam, não ouvem ao telefone.

Tive o cartão de crédito fraudado ao realizar uma compra. Dirigi-me ao setor competente para, por segurança, efetuar o bloqueio e solicitar um novo. Sabia que não conseguiria nada por telefone. O atendimento foi rápido e cortês. Mas, até as informações chegarem na central, deu-se início a uma novela que se arrastou por dois meses. O pior foi, além de ficar sem cartão, não ter notícias do andamento, pois não havia como falar por e-mail ou chat 24 horas. Consegui a muito custo falar com um gerente por WhatsApp, mas a cada tentativa, crescia a enrolação do caso, sem respostas claras.

E quem disse que não temos que correr atrás de nossos direitos?

Apelei ao Procon. No caso, a maneira mais ágil e prática de resolver aquele conflito, que resultou frutífero. Não sem antes ser obrigada pela administradora do cartão a indicar uma pessoa de confiança a ser cadastrada no sistema, para que possa falar e tratar por mim no 0800. Até aí, tudo bem, realmente é uma opção viável. Mas até descobrirem essa opção...

Em pleno século 21, com todos os avanços tecnológicos disponíveis que se possa imaginar, parece piada o fato de que pessoas desprovidas da audição se encontrem ainda na idade da pedra lascada, em termos de acessibilidade comunicacional!

Com tantos desserviços que enfrentamos em nossa caminhada, a luta tem que ser sempre atuante, se quisermos usufruir de direitos e liberdades fundamentais garantidos a todas as pessoas sob a garantia da lei, principalmente a Lei 13.146/2015, cujo Estatuto da Pessoa com Deficiência, que assegura e promove em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela PCD com vistas à inclusão e cidadania.

Não podemos nos calar nem omitir. Custe o que custar, a lei tem que valer, assim como o direito, a ordem, o respeito e as diferenças!


Pela Inclusão e pela Vida!








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