A cada hora, cada minuto surgem
novas tecnologias a favor das PCD. São ideias e projetos que vem ampliar
lacunas até então estreitas, senão excludentes a certos consumidores como
idosos, surdos, cegos dentre outros.
Na semana que se passou precisei
de ajuda para atualizar um cadastro de telefonia, mas o serviço de atendimento
a pessoas surdas estava fora do ar havia algum tempo. Não tinha como pedir que
alguém ligasse por mim naquele exato momento.
Busquei então pelo SAC do órgão e
deixei um recado. Expliquei a necessidade. A resposta veio rápida e certeira.
Segui as dicas e finalmente abriu-se o canal de atendimento por chat, então
desligado. Expus a situação, tive que me identificar como pessoa com surdez
(público alvo do serviço), esperei alguns minutos e tudo se resolveu. Simples,
rápido e educadamente.
Vale salientar que nas redes, os
canais de atendimento disponíveis para atender pessoas com deficiência ao
solicitar ou reclamar algum serviço variam muito. Alguns tem várias opções como
e-mail, chat, WhatsApp, Libras, TDD (telefone especial de surdos, que nem todos
tem por serem antigos). Outros, quase nada. Importante a pessoa se manifestar
também nesses poucos canais disponíveis, pois é assim que as perspectivas vão
se alargando.
Fico pensando em quantas portas
se mantiveram cerradas por anos a fio, sem permitir o acesso à comunicação de surdos
e cegos para a realidade complexa e abrangente do mundo moderno. E hoje, num
estalar de dedos, vemos tantas opções com as tecnologias instaladas nos
celulares e nos computadores que sequer descobrimos suas utilidades, dada a
velocidade com que se propagam, que precisamos de toques e dicas dos outros para
descobrir que, o que buscamos já temos até em mãos.
Admirável poder digital e
tecnológico...
Pela Inclusão e pela Vida.
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