PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

quinta-feira, 22 de abril de 2021

DIA DE NOSSA CASA COMUM





Nada será como antes desta pandemia se quisermos seguir em frente e sermos agentes de mudança, com novos olhares sobre a vida e o planeta.

Tudo que acontece agora foi tão de repente. Quem imaginaria?

Sim, houve cientistas e pesquisadores apontando iminência de catástrofes climáticas e humanas. E também já sabíamos de tantos contrários que vem ocorrendo em nossa Casa Comum diante de derrubadas de florestas, fogo queimando incontrolavelmente, águas cada vez mais carregadas de metais pesados, a terra sendo explorada continuamente sem descanso e poluída pelo vazamento de barragens de rejeitos de minérios. Populações cada vez mais desempregadas e famintas, refugiados fugindo de guerras...

Hoje estamos todos mergulhados num cenário comum, quem diria? Combatendo um inimigo invisível, tão devastador e que não discrimina ninguém. A linguagem no planeta tornou-se enfim comum: cuidado, alerta, quarentena!

Enquanto seguimos nesse isolamento, nossas consciências e anseios nos impelem à mudança, à transformação do panorama de vida. Não podemos ser como antes e devemos deixar o passado lá atrás. Urge mudanças de paradigmas em favor da vida das pessoas, das relações sociais, da política, da economia e, principalmente, da natureza!

Boas notícias nos chegam e alentam nossa esperança: a poluição tem diminuído localmente e globalmente, o ar torna-se menos denso com a diminuição de veículos nas grandes cidades. Animais marinhos vem se multiplicando diante de praias vazias. E o melhor de tudo é a solidariedade que se alastra, com alimentos e produtos de higiene aos mais vulneráveis, ensinando a todos a viver as boas maneiras de asseio no uso de água e sabão.

Façamos nossa parte, por pequena que seja nossas ações e ela transformará a realidade, seja recolhendo o lixo doméstico; varrendo a calçada todos os dias; separando o lixo reciclável; não jogando óleo no ralo da pia; economizando água e energia elétrica; cuidando do jardim; plantando árvores ou fazendo horta. Enfim, há uma infinidade de pequenas coisas que mudam nosso pensar, nosso agir e nosso viver.

Tudo por nossa Casa Comum, planeta Terra!


Pela Inclusão e pela Vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário