PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

SEM AUTORIA




"Alegrai-vos sempre no Senhor" Fl 4,4



A MATEMÁTICA DA VIDA

“Pessoalmente, não sou grande fã da matemática. Foi minha dor de cabeça colegial ao longo de muitos anos. Mas para efeito de conversa, até acho interessante. Em nossa vida, como na matemática, devemos saber:

- SOMAR ALEGRIAS
- DIMINUIR TRISTEZAS
- MULTIPLICAR FELICIDADE
- E DIVIDIR AMOR

Nestas dimensões, chego mesmo a gostar de matemática!

Somar alegrias – Quem vive sozinho, longe dos outros, sem compartilhar alegrias, sem permutar experiências, diminui sua própria alegria e não alcança a felicidade, não atinge sua realização pessoal.
Para ser sincero, fico penalizado vendo tanta gente que ainda não fez esta descoberta. Pessoas que se fecham sobre si mesmas, por medo ou egoísmo, palmilham caminhos errados. Quem teme perder sua alegria, repartindo-a com os outros, ainda não aprendeu psicologia humana e desconhece o Evangelho.

Diminuir tristezas – A vida tem dessas compensações gratificantes. Quando conseguimos minorar a tristeza de alguém, nós é que saímos lucrando.
Uma das mais profundas satisfações, reservada a um coração humano, é restituir o entusiasmo, a coragem e o otimismo aos irmãos de caminhada.

Multiplicar felicidade – Na família, no trabalho, na comunidade, em qualquer lugar onde plantamos felicidade, nós a multiplicamos. Felicidade partilhada é felicidade pessoal multiplicada. Ela nos atinge em ricochete!

Dividir amor – Em matemática, quando dividimos um número pelo outro, o resultado final é sempre menor. Nas dimensões do amor humano, acontece exatamente o contrário. Dividir amor com os outros é multiplicá-lo, é aumentá-lo. Todo aquele que divide o seu amor com alguém, descobre em seguida ter multiplicado o seu amor.

Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor - o mais lindo programa de vida que podemos abraçar. Nestas quatro tarefas está sintetizado o mandamento cristão.

O ser humano é comunitário por natureza. Não aguenta viver sozinho. O individualismo é o caminho mais certo para a infelicidade, para a solidão. Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor é a rota mais segura da alegria de viver. É o atalho mais rápido para chegar a Cristo, que passou pela vida fazendo o bem.” (Autor desconhecido).







Pela Inclusão e pela Vida!





Nenhum comentário:

Postar um comentário