PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pequeno detalhe das Festas Juninas






“No Brasil, a Festa Junina, inicialmente chamada de Joanina, tem duas versões de origem: a primeira defende apenas uma comemoração marcada anualmente para junho, enquanto a outra considera a festividade uma homenagem a São João, influência do catolicismo. Porém, sua celebração em algumas regiões, se estende a São Pedro e Santo Antônio.

Algumas madeiras, por seu simbolismo, são proibidas na fogueira da festa: cedro (madeira da cruz de Cristo), imbaúba (Nossa Senhora usou como esconderijo na fuga do Egito), videira (dá fruto que produz o vinho, simbolizado nas missas como o sangue de Cristo).

Para cada santo, um tipo de fogueira: quadrangular para Santo Antônio, triangular para São Pedro e piramidal para São João. “Já a quadrilha junina, é uma dança de origem francesa e aristocrática, que abria os bailes da Europa.”

(Seleção de Eduardo Ignácio Nunes, Rio de Janeiro/RJ).

Transcrito da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus/2016





Pela Inclusão e pela Vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário