"Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre. Muitas vezes ficamos tanto tempo olhando para a porta fechada que não vemos a que se abriu"
(Helen Keller)
21 DE MARÇO É O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN. Data para marcar os passos das pessoas com a Síndrome de Down - a singularidade de cada uma, suas interações, lutas e conquistas enquanto movimento que busca fincar bandeira na sociedade por meio da inclusão.
A data comemorativa é baseada na origem da Síndrome - o Cromossomo 21 - que deve ser formado por um par, mas que nessas pessoas aparece com três exemplares, ou seja, a trissomia.
Entidades de direitos e movimentos de luta servem-se da data para chamar atenção da sociedade e governo para as capacidades e habilidades distintas dessas pessoas através da informação e conscientização, na contribuição para o combate a qualquer forma de discriminação preconceituosa que os descaracterize enquanto pessoas humanas detentoras de direitos iguais.
Nesta luta é importante também denunciar as desigualdades e o desrespeito que se observa nas relações familiares, escolares e sociais, reivindicando mudanças de paradigmas, ideias, comportamentos e atitudes segregatórias, procurando formas de organização social em que as diferenças sejam valorizadas e não menosprezadas.
Ainda, há que se apoiar e informar as famílias que tenham membros com a Síndrome, sobre melhor meio de atenção, cuidado, escolarização e reabilitação das pessoas com Down, criando um ambiente sadio e favorável às habilidades e vocações próprias de cada uma.
Por uma sociedade mais plural e inclusiva, vamos celebrar as diferenças!
Por uma sociedade mais plural e inclusiva, vamos celebrar as diferenças!
Pela Inclusão e pela Vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário