PRETENSÃO

Ampliar os horizontes da inclusão é a pretensão deste blog. E inclusão não apenas entendida como movimento de pessoas com deficiência, senão também abordar a ecologia, os movimentos de luta por direitos e cidadania, etc. Falar de inclusão, portanto, significa acolher o meio e todas as pessoas. Significa também respeitar e tolerar a singularidade, fazendo da compreensão uma forma de convivência pacífica e plural. Na inclusão ninguém pode ficar de fora!

sábado, 22 de agosto de 2020

DIA DE SOBRECARGA DA TERRA 2020





Termina neste 22 de agosto o estoque de recursos naturais para o ano inteiro, isto é, a cota de recursos de que dispomos para o ano de 2020 já acabou. É o DIA DE SOBRECARGA DA TERRA!

Por cota, entende-se como os recursos naturais de que a Terra dispõe, que podem ser utilizados em um ano e que vão se renovando, como petróleo, gás natural, carvão fóssil, alimentos, água potável, dentre outros. O homem, porém, com seu estilo de vida é responsável pelos desmatamentos, escassez de água, erosão, poluição e extinção da biodiversidade, que têm provocado as alterações climáticas, e com isso não contribui para a regeneração necessária dos mesmos recursos em determinado tempo.

O Dia de Sobrecarga da Terra é data para alertar a população mundial sobre o esgotamento da cota anual dos recursos disponíveis, de modo a conscientizar a população sobre este colapso ambiental, os recursos naturais que são cada vez mais escassos e atingem a todos porque o planeta não consegue repor a seu tempo.

A falta de consciência ambiental é o fardo que o planeta carrega com tantos desperdícios.

Seca dos reservatórios

Pantanal em chamas
Desmatamento na Amazônia
Citando como exemplo a água potável, em 2014 houve uma forte estiagem na região sudeste do País e, na região metropolitana de São Paulo, que é abastecida pelo reservatório da Cantareira, este apresentou o índice mais alarmante já registrado – 17% - de capacidade de água e que já utilizava o volume morto daquele reservatório. Uma grande apreensão tomou conta de governo e população e logo, a campanha de racionamento de água contornou a situação caótica, depois amenizada pelas chuvas da primavera. Desde então, o reservatório não consegue ultrapassar 60% de sua capacidade, mesmo com constantes chuvas de verão. A preocupação é contínua: como a maior região metropolitana do País sobreviverá com níveis reduzidos de água potável?

Alertar sobre a sobrecarga do planeta é um desafio lançado a todos: abraçar a causa e seguir uma meta com ações concretas que promovam a sustentabilidade na cidade, no campo, praia e floresta, com atitudes práticas e que façam diferença no pensar o planeta e principalmente o futuro das crianças.



Pela Inclusão e pela Vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário